Rita Carreira 11783
design de comunicação II
File #3
A história faz parte da forma como agimos e pensamos, condicionando incontornavelmente a nossa realidade mas também criando-a.
Assim existe um momento passado, presente e futuro, momentos dependentes e necessários.
A rotura da história e dos ideais (rotura da tradição) cria uma nova realidade e por isso é a proposta de uma nova tradição. Nessa mudança está incluída a separação, a pluralidade e a heterogeneidade, a criação de um novo começo, um momento que ainda não é mas está pronto para ser.
Na Bauhaus um dos princípios pedagógicos intencionalmente desvalorizados foi a aprendizagem histórica. A instituição foi, no entanto, afetada desde o início pela turbulência histórica da república de Weimar e atravessada pelas discórdias da arte moderna.
É interessante portanto entender o que afetou e de que modo afetou o lugar e tempo onde estamos agora. Por isso o conhecimento e entendimento no ensino do design deve ser feito através da história. A procura por uma educação do design atenta ao seu tempo, que envolve a política, economia, ecologia, estética e ética é então necessária, fazendo do design uma disciplina do pensamento crítico e de rotura.